De Spit Bridge até Manly


Este é aquele dia que chamamos de perfeito. Um dia bem passado, com paisagens deslumbrantes por entre uma vegetação bonita, um mar de cores saturadas, os pássaros a cantar... maravilhoso, é o que podemos dizer. Um dia de perfeito e total relax. Nossa como precisamos desta paz! 


Quem fizer uma pequena pesquisa sobre passeios recomendados por estas bandas, vai de certeza absoluta encontrar este no top 10 e confirmamos... sim, vale mesmo a pena! Esta caminhada da Ponte de Spit até Manly faz parte do "Manly Scenic Walkway" e é realmente um must! Recomendamos fazer o trajecto a começar em Spit e não o contrário, assim no fim podemos explorar a pitoresca Manly e temos ainda a cereja em cima do bolo, isto porque no regresso podemos contar com uma vista épica sobre a baía de Sydney ao por-do-sol!


Apanhamos o nosso autocarro B178/180 em Wynyard Station, Stand A, no centro de Sydney, que nos levou até Spit Bridge. Se preferirem podem começar em Circular Quay, neste caso apanhem primeiro o comboio T2/T3 para Wynyard. Não se esqueçam de levar o vosso Opal Card (saibam tudo sobre este cartão no  nosso primeiro post sobre a Austrália).
Esta viagem tem um bónus, é que pelo caminho tivemos que atravessar a famosa Sydney Harbour Bridge! Que Top!

Atravessando a Harbour Bridge
A viagem faz-se muitíssimo bem, os transportes são bastante cómodos. Nós usamos muito o Google Maps Google Maps para sabermos como ir daqui para ali, mas deixamos aqui também o link da NSW Transport info.

A Ponte de Spit é uma ponte móvel que veio substituir uma antiga, ainda de madeira, mas que, com o aumento do fluxo de barcos teve necessidade de ser actualizada digamos. Não é particularmente bonita, é apenas uma ponte, o que realmente importa é que é o ponto de partida para muitas paisagens de tirar o fôlego.


Saímos na paragem imediatamente antes da ponte, em Spit West Reserve. Depois de atravessar a ponte viramos à direita, tem lá um pequeno caminho que desce, não há que enganar! Também podem seguir pelo lado esquerdo da ponte, aí encontram umas escadas que levam a um caminho que passa por baixo da ponte.


Chegamos a Ellery's Punt Reserve e estamos "oficialmente" no ponto de partida.... yeeeeeeeee 





Em frente é o caminho... ;) é uma caminhada de 10 km que se faz muito bem, em cerca de 3 a 5 horas mediante as paragens para uma ou outra foto, um ou outro mergulho no mar, e o tempo de sentar e apreciar! Levar um pequeno lanche, água, roupa de praia e protector solar pode ser uma mais valia. O sol aqui queima imensoooooo!


Esta caminhada, como irão perceber, é mesmo muito diversa, começamos totalmente embrenhados na natureza, num sítio luxuriante e verde, uma baía de águas tranquilas e convidativas, com uma pequena queda de água, estamos em Fisher Bay.



Alguns dos "habitantes" locais he he he he :-)


Mas nada de receios, toca a seguir em frente!

Pelo caminho passamos por Sandy Bay, um local que inspira tranquilidade e que convida a sentar e absorver o momento.


Algumas, ou melhor... as casas que aqui se vêm pelo caminho têm uma vista simplesmente privilegiada sobre o mar e estão maravilhosamente enquadradas na paisagem.



É difícil dizer qual é a mais bonita... todas elas são realmente espantosas!



A paragem seguinte é em Clontarf Reserve. Um parque mesmo em frente à água, com imensas árvores, perfeito para um piquenique. Uma sombra com vista para o mar, um belo convite a um mergulho.



A água é translucida e super baixinha, maravilha! Aqui também é possível "abastecer", há locais para umas pequenas compras.



Vamos continuar?...


A caminhada segue agora por paisagens simplesmente paradisíacas. Tirem tempo para parar, contemplar, ouvir os sons da natureza.... hmmmmmmm que maravilha...



Não faltam pequenas praias idílicas, escondidas, quase só para nós! Um sonho!


Olhem só a cor desta água!



Que tal fazer uma pausa para repor energias e relaxar? Acham que escolhemos bem o local? :))


Agora já com as baterias carregadas, vamos lá continuar explorar este trilho! :)


Pouco tempo depois, chegamos a Castle Rock Beach.


É uma praia bem pequenina, longe da confusão, quase uma praia privada. Perfeita para um mergulho. E que delícia de água esta! Como não tem nenhum serviço ali por perto, é mesmo melhor irem prevenidos.


Falaram-nos de uma outra praia, mais afastada e pouco conhecida. Uma "tal" de Washaway Beach, que tal como o próprio nome indica literalmente desaparece na maré alta. 
Pelo que pesquisamos na altura, não será assim tão fácil acede-la, mesmo porque não se encontra assinalada. Mas fica aqui a nota para os (ainda) mais aventureiros.

Entramos agora num lugar bem diferente e interessante, a terra cheira a calor, uma zona mais árida e seca. Por entre a vegetação rasteira, vamos tendo pequenos vislumbres do que nos espera... Estamos em Dobroyd Head. Lindo, lindo. Aqui encontramos vários trilhos que nos levam a miradouros espantosos! É mesmo de ficar de boca aberta com toda esta beleza. Um deles é o Arabanoo Lookout, um lugar bem interessante. Em primeiro lugar o próprio nome, já que foi dado em honra aos primeiros aborígenes que lá viviam, quando os primeiros europeus surgiram por estas terras, depois pelas vistas, que são espetaculares sobre o majestoso Oceano Pacífico! Olhem só para isto!


Se tiverem tempo, não deixem de visitar alguns dos outros miradouros que podem encontrar nesta caminhada como o Crater Cove Lookout e o Dobroyd Head Lookout.

Ao aproximarmo-nos de Manly encontramos Forty Baskets Beach, é uma outra praia pequena, com uma área para piqueniques, wc e uma bela vista sobre o porto (North Harbour) ali tão perto (0,5 km).



À medida que nos aproximamos de Manly, a vista não deixa de ser igualmente bonita e a barriguita já começa a dar horas ahahah


Algo que achamos curioso, foi o facto de ao longo desta caminhada termos visto várias piscinas nas próprias praias, foi realmente interessante! É que são mesmo muito frequentes, curioso!


Chegamos a Manly, um pequeno "subúrbio" bem pitoresco, se assim se pode dizer, à beira mar plantado. Facilmente pode ser acedido por ferry de Circular Quay e é um local bastante procurado no verão, muitas vezes por famílias. O ambiente que aqui se vive é bem descontraído e cool! Não faltam lugares para relaxar, comer algo, tomar uma cerveja bem gelada e usufruir do momento.

Aqui podem aproveitar, tal como nós, para fazer umas pequenas compras, já que o que não faltam são lojas ahahah, e se for o caso.... comprar a água e o protector solar antes do banho de sol e de mar, na Praia de Manly.



Não tarda nada vamos deixar aqui uma bela de uma dica, mas agora é hora de comer..... yeeeeeeeee
Optamos por comer mesmo no terminal de ferries de Manly, no Guzman y Gomez, uma comida mexicana, yammy! Apesar da pequena confusão visual, até que não estava nada mal!



Ora então qual a nossa dica?... Em vez de gastarem um bom dinheiro em fazer um cruzeiro para passarem pela Sydney Harbour Bridge e pela Ópera, porque não optar por fazer esta travessia de ferry? Sim, o regresso a Sydney, depois desta caminhada, pode ser feito de ferry! Muito mais barato e bem mais divertido. E com uma vista... única e de tirar o fôlego! Prático e económico heheh... gostamos mesmo muito!
Lá vamos nós...


E eis que, de repente, por de trás daquela colina surge...


Sydney! Uaaaauuuuuu!!!


Olhem só para este espectáculo! :))


A viagem de Manly até Circular Quay é bastante rápida e bem serena, 30 minutos e lá estamos nós a tirar um monte de fotos da Ponte e da Ópera heheheh





Chegamos ao fim deste nosso passeio maravilhoso, repleto de natureza, belas praias e paisagens únicas, mas... não chegamos ao fim da nossa viagem. Há mais... muito mais... brevemente :-)

Posts anteriores:
Austrália, Sydney - Sentir a Cidade
De Bondi para Coogee, Caminhada pela Costa


Não se esqueçam de subscrever o nosso blog para acompanharem sempre as nossas aventuras, basta clicar em cima, no canto superior direito! Sigam-nos também no Instagram :-)

Comentários

Mensagens populares