Um dia na minha cidade - Porto


Nascido e criado no Porto, fui assistindo a minha cidade cair ao longo dos anos num certo abandono, tudo rodava à volta da capital do império Lisboa lol (vá, adoro Lisboa, digo isto na brincadeira, nunca me senti como algumas pessoas que só acham que o nosso cantinho é melhor que os outros). As poucas coisas que abriam, pouco tempo depois acabavam por não sobreviver, poucas eram aquelas que escapavam por entre a chuva. Os prédios e ruas , cada vez mais desertas, uma dor só de alma.

De um momento para o outro .... fez-se luz! BUM, parece que a cidade começa a renascer por entre as cinzas como se de uma fênix se tratasse! Um turista aqui, outro acolá e de repente... montes deles e claro que com eles o cuidado em restaurar e receber (e como nós recebemos… super bem, modéstia à parte :-) )

É mesmo com imensa alegria que hoje vejo o Porto, como uma cidade cada vez mais moderna e apelativa, a todo o momento vejo um prédio em ruínas a ser completamente restaurado, com cara nova e bonita, mais um restaurante fantástico e acolhedor, mais uma ou outra loja moderna e cativante, é mesmo um processo super interessante.

Vá, nem tudo são rosas, os preços aumentaram, e muito… mas no fim, será que não compensa? Para mim sim, sem a menor dúvida, a cidade está simplesmente LINDA e ENVOLVENTE! É um orgulho heheheh 

Às vezes ponho-me a pensar cá para os meus botões... e se eu fosse turista por um dia na minha cidade? Conhecendo eu a cidade como conheço, onde gostaria que me levassem? Ver o quê? Quais os pontos, segundo o meu ponto de vista claro, seriam os mais importantes? Qual o restaurante que escolheria? Qual o menu? E se não fosse um diazito apenas, mas aí uns 2 ou 3.... top! Muitoooo melhor :-) ! Eu queroooo lol



Vamos lá então circular um pouco a pé pela cidade… Bem, quem diz um pouco… um pouquinho muito… afinal até faz bem hehhehe

Rua de Santa Catarina! Este seria o meu ponto de partida, de modo a poder ver a Capela das Almas. Só são 15947 azulejos que contam a vida de São Francisco de Assis e Santa Catarina, que são venerados neste local!







Vamos então em direcção à Batalha, mas primeiro fazemos uma pequena pausa/desvio para ver A Pérola do Bolhão na Rua Formosa. Tem uma fachada em estilo Arte Nova e pertence à mesma família já há 3 gerações. É possível comprar um pouco de tudo, desde chá, café, bacalhau claro, vinhos e muito mais. É aqui que gosto de comprar os meus frutos secos. Gosto imenso da variedade e da qualidade. Aqui é sem dúvida um dos lugares ideais para comprar algo especial para alguém também especial :-))


Não andava muito até à próxima paragem: Café Magestic. Este café já foi considerado um dos mais bonitos do mundo. Tenho que usar a expressão de uma amiga brasileira que eu acho que descreve na perfeição este local "é a cara da riqueza"!





Do Magestic à Batalha são meia dúzia de passos e meia dúzia de lojas para uma pessoa se perder :-))

Batalha e Igreja de Santo Ildefonso


Partimos em direção à Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados. É só descer... todos os santos ajudam :-)) 
Vamos aí encontrar o edifício da Câmara Municipal do Porto, alguns bancos em edifícios magníficos, o actual Hotel Intercontinental que ocupa o antigo Palácio das Cardosas e o mais recente Maison Albar Hotels Le Monumental.
É aqui que se celebram os eventos principais da cidade, concertos, os festejos de São João, a árvore de Natal... afinal são mais de 100 anos de história neste pequeno cantinho da cidade.



Dica:  Dar uma olhada ao restaurante McDonald's aqui na Praça da Liberdade. Sim, o McDonald's! Curiosamente já foi considerado o mais bonito desta cadeia! Ocupa um lugar especial para mim, já que era pelo seu interior que ia ter com a minha mãe ao seu trabalho. Na altura era o Café Imperial. Felizmente manteve na fachada uma águia em bronze e no interior um belíssimo vitral.


Continuamos então... Torre dos Clérigos... aqui vou eu!!! Claro que a Igreja dos Clérigos também não escapava :-)




Conhecendo-me eu como conheço, não ficaria satisfeito se não subisse à torre para ver a vista!

Ena, ena... e não é que vejo a Lello!!!


Antes de ir à livraria porque não aproveitar para comer um pastel de nata?


Nunca na vida deixaria de visitar a famosa Lello. Se não é a mais bonita do mundo, certamente não andará muito longe. É lindíssima a nossa Livraria! Este ano celebra 113 anos e sem dúvida que vale a pena a visita. Claro é, que para os amantes do Harry Potter este espaço terá uma magia acrescida :-))

Durante muitos anos a entrada era gratuita, mas agora devido ao aumento enorme de visitas tem um custo de 5 euros, no entanto se for adquirido algum livro no seu interior esse valor será na totalidade dedutivo. Acho justo!


Aproveitando a proximidade porque não dar um pulinho até à Igreja do Carmo?! Sempre achei lindíssimos os seus azulejos.



De seguida, iria até à tão actualmente badalada Rua das Flores. Minha nossa... o que era e como está! Esteve durante tantos anos tão abandonada e agora está mais viva que nunca, cheia de alojamentos, cafés e lojas.
Como sou um apaixonado por sabonetes, claro que a loja da Claus seria obrigatória.
Temos também mais uma igreja, se for o caso para visitar, a Igreja da Misericórdia (aberta das 08h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30, encerra à segunda), assim como o museu MMIPO (Museu Igreja da Misericórdia do Porto). 
Dica: Por detrás dos nºs 171 a 189 ainda existem restos de um dos mais importantes hospitais do Porto!!!! Hospital Roc Amador


vista interior do museu MMIPO


interior da Igreja da Misericórdia

Daqui dirigia-me até à Ribeira. Repleta de alegria e cor, a minha querida Ribeira. Local este especial, sempre cheio de vida, perfeito para passar um bom tempo, seja a beber um copo, almoçar ou jantar ou apenas a contemplar o Rio Douro.


Atravessamos a Ponte D. Luís, só a título de curiosidade projectada por Théophile Seyrig, um dos colaboradores de Gustave Eiffel. Esta ponte tem 2 tabuleiros, um superior e outro inferior.

É sem dúvida linda a vista sobre o Porto que temos da margem de Gaia, também conhecida por Cais de Gaia!!!!

Protegido por Direitos de Autor - Copyright

Tempo agora para apreciar os Barcos Rabelos, as típicas embarcações que transportavam as pipas do Vinho do Porto do Alto Douro até aqui, Vila Nova de Gaia. Aqui permaneciam até serem distribuídas e apreciadas pelo mundo inteiro.



Nesta altura do campeonato, acho que já estaria esgaziado de fome lol. Está na hora de provar a famosa francesinha. Ora bem, aqui como em tudo , as opiniões variam imenso. Se perguntarem a alguém da cidade onde se come a melhor francesia, toda a gente vai dizer um nome diferente, pois eu sou igual e tenho a minha própria opinião. Sem dúvida alguma será na Taberninha do Manel. Tenho muito boas memórias deste lugar que frequentava com muita assiduidade nos meus tempos de jovem adulto. Belos serões na conversa que aqui passei.



Francesinha, com ovo, muito molho e batatinha pf!


Dependendo da vontade e estando algumas das Caves do Vinho do Porto aqui tão perto visitaria uma delas. Nos meus tempos de faculdade as visitas eram na maioria gratuitas e sempre com uma prova no final ... escusado será dizer que havia boa gente que gostava de visitar mais que uma no mesmo dia :-))). Não sei muito bem porquê, mas das que visitei sempre gostei muito da Sandeman.
Mas, como o meu trajecto tem em vista o Teleférico de Gaia, a empresa tem actualmente uma parceria com a Quinta de Santa Eufémia, oferecendo uma prova de Vinhos do Porto bem pertinho do teleférico. O trajeto de ida tem um preço de 6€, mas existem bilhetes/ingressos de ida e volta e bilhetes família. O teleférico funciona diariamente das 10h-18h (25/10 a 23/03), das 10-19h (24/03 a 25/04 e 25/09 a 24/10), e das 10h-20h (26/04 a 24/09).


 Lá vamos nós subir, até à Serra do Pilar


A vista é simplesmente incrível!


Chegamos ao miradouro da Serra do Pilar. A vista daqui é fantástica. O anoitecer, para quem tenha hipótese de o contemplar é muito bonito.
Está na hora de atravessar o tabuleiro superior da Ponte, de regresso ao Porto e absorver toda a envolvência invicta.



Saindo da ponte iremos ter, a alguns metros do lado esquerdo, o mais importante edifício religioso da cidade, a Catedral da Sé. Há quem diga que a primitiva catedral terá sido construída em 580!!! Sete vezes destruída e outras tantas reconstruída. A construção da actual catedral teve início em 1100 pela mão do conde D. Henrique e a sua mulher, a rainha D. Teresa.
Vale a pena não só visitar a catedral em si, mas também a capela gótica de São João Evangelista onde repousam os restos mortais de João Gordo numa arca sepulcral digna de ser admirada.





Actualmente o valor para visitar o claustro são 3 euros (2019) e convenhamos… é um preço bem razoável. O interior é lindíssimo, assim como os seus tesouros!... a não perder pleaseeeeee



Como não poderia faltar, sempre os azulejos, uma obra de arte única e tão portuguesa!



Terminaria esta minha visita na Estação de São Bento, um antigo convento (convento de S. Bento de Avé-Maria). A estação está revestida por "apenas" 20.000 azulejos que ilustram não só a evolução dos transportes, como cenas da História portuguesa.



 São ou não bonitos?!!




Podia recomendar tanta coisa mais na minha cidade… infelizmente e por mais que se queira é impossível visitar tudo num só dia, ou mesmo de uma só vez. Quantas vezes dou comigo a pensar que há tantos anos que aqui moro e nunca passei nesta rua… ou nunca tinha reparado neste ou naquele pormenor.
Apesar de tudo, tenho sempre em mente, quando vou a algum lado, que não vou conseguir ver tudo. Faço geralmente uma lista bem pequena de algumas coisas que gostaria de ver, tudo resto considero simplesmente... Bónus! Prático na minha óptica :-))

Onde jantaria nesse dia? hum? hum? Que tal algo bem tradicional?!
Taberna de Santo António! yep 
Um local bem simples, sempre cheio não só ao almoço como ao jantar, inclusive é altamente recomendado fazer reserva. O atendimento é simples, mas muito acolhedor e a comida muito bem servida. Os pasteis de bacalhau são de chorar por mais!!!! E a mousse de chocolate .... é uma coisa !!



Vai um arrozinho malandro com feijão e uns pasteis de bacalhau?

ou então uns carapaus?


O tempo voa, estamos no Jardim das Virtudes. Hora de ver o Rio Douro de um dos seus miradouros antes de tomar a decisão.... Será que ainda vou a tempo de um espetáculo no Coliseu do Porto? Ou na Casa da Música?




Esta é a minha cidade, cidade que me viu nascer e que sempre morará no meu coração. Este seria no meu ponto de vista um dia cheio, cansativo talvez um pouco fisicamente, mas rico em termos de passeio e alegria. Sim sem dúvida, este para mim seria um dia maravilhoso!


Como se deslocar no Porto?
A Pé - sem dúvida a melhor maneira de realmente conhecer e viver a cidade!
Metro do Porto - Mapa do Metro do Porto
Existem diferentes bilhetes disponíveis: Andante azul (um cartão recarregável para quem viaja de Metro ocasionalmente), Andante 24 (para usar no período de 24h na zona selecionada) e Andante Tour de 1 e 3 dias (para usar em toda a rede de transportes andante no período escolhido - autocarros da STCP, metro, alguns comboios da CP, entre outros).
Dica: O Andante Tour é uma das melhores opções para usufruir a cidade sem preocupações! ;)
Autocarros do Porto - STCP
Carros elétricos históricos - Porto Tram City Tour

Teleférico de Gaia e Funicular dos Guindais




Translate

Comentários

  1. Simplesmente fantástica esta volta pela cidade Invicta!
    Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  2. Recordei-me emocionada pelas imagens e palavras desta cidade cheia de luzes, paladares, histórias, monumentos sagrados, amigos...
    Porto distante das terras brasileiras e eternamente em meu coração. É belíssima a descrição ... Muito agradecida por fazer-me metaforicamente regressar, pois quero regressar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Fico feliz por ter despertado boas memórias e açúcar a vontade de regressar

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares