Morro de São Paulo

"Venham cá para eu vos dar um cheiro", diz a linda  baiana Luana assim que nos vê! "Que alegria de vos rever!" Não é bonito?! É uma expressão tipicamente nordestina, que quer dizer nada mais, nada menos que um beijo, cheirando antes, carinhosamente outra pessoa! Os nossos corações sentem-se em casa. Estamos no Morro!

A viagem correu lindamente. Saímos da capital do império, Lisboa, a bordo do novo A330neo da TAP. Foi uma experiência muito positiva. Avião novinho em folha, com algumas características que nos conquistaram: mais silencioso, o ar em geral pareceu ter melhor qualidade... Pelo menos não ficamos com aquela sensação de secura na boca… yessss! 23ºC a bordo, nada daquele frio chato que em geral os aviões atiram para cima de nós, uma delícia! Bancos mais confortáveis e internet a bordo! Verdade verdadinha! A internet tem vários pacotes para todos as carteiras, no entanto o básico é gratuito e permite alguns megas, que bem geridos permitem ir dando um alô ao pessoal... Não é demais?! Amei.
A comida, em geral, posso dizer que foi uma surpresa, melhorou bastante. Parabéns TAP!

O horário do voo proveniente de Lisboa não permite nesse mesmo dia partir para o Morro, temos mesmo que pernoitar em Salvador, capital do estado da Bahia no Nordeste.

Costumamos ficar hospedados no hotel Sheraton Bahia, mas da última vez achamos que a experiência ficou um pouco aquém das expectativas... estivemos mesmo indecisos se haveríamos de repetir ou não. Mas acabamos por lhe dar mais uma oportunidade! O hotel agora passou para outro proprietário e atualmente dá-se pelo nome de Wish Hotel Bahia. Um hotel 5 estrelas no centro de Salvador…. Fujam lol . Estou a brincar... ou não! Bem..... o quarto cheirava a mofo que minha nossa, se fosse uma pessoa asmática seria impossível lá ter dormido. Notamos aquilo que já vínhamos a reparar ao longo dos anos... Mudou o nome, mas os problemas continuaram os mesmos. Que pena...
Ainda acreditamos que mudando de gerência iam dar alguns retoques, mas infelizmente não. Pelo menos para já. É pena, porque a localização é boa e fica super perto do mercado modelo e do porto de salvador, onde se localiza o terminal dos catamarãs.
Bem.... Lá teremos que procurar outro hotel alternativo na próxima vez.
Mas nem tudo foi mau. Acordamos bem cedinho e fomos brindados por um pequeno-almoço excelente, onde quase nada faltou, incluindo as deliciosas iguarias nordestinas como a tapioca e as frutas sumarentas! Nada como nos vitaminarmos logo pela manhã.

Depois, e para aproveitar ao máximo o dia apanhamos o catamarã para o Morro. Catamarã? Sim, o nosso Morro fica numa pequena ilha paradisíaca, a cerca de 65km de Salvador. Existem 3 companhias actualmente a fazerem este trajeto, no entanto optamos sempre pela mesma, a Biotur. Isto porque já fizemos o trajecto na Ilha Bela e calhou-nos um barco muito pequeno que abanou imenso durante a viagem toda. Viagem tenebrosa!!!

Existe mais 2 maneiras de chegar ao Morro. Via semi-terrestre que demora uma eternidade... Este trajeto envolve igualmente catamarã, mas num percurso muito menor e depois autocarro e mais autocarro. Outra maneira, muito melhor, é a via aérea, para aqueles bolsos mais avantajados hehe, 20 minutos diretamente do aeroporto de Salvador e estamos na ilha. Sem falar na vista maravilhosa lá de cima!

Mal chegamos somos brindamos por águas cristalinas, de tons azuis e verdes, uma brisa quente e um aroma doce e floral no ar! hmmmmmmm

Existe uma taxa de "preservação" que deve ser paga de R$ 15, taxa esta que já foi bem menor. É o preço da entrada no paraíso!! lol

Mas para poder usufruir de tudo isto é preciso pagar!

O Morro não tem transportes terrestres, a não ser para o caso de uma emergência, como tal, logo à chegada no porto somos contactados por jovens "taxistas" para ajudarem com a bagagem. Digamos que um táxi um pouco diferente hehe, um carinho de mão!! Dependendo da bagagem que carregamos e da distância da pousada pode bem ser necessário.

Mal saímos do porto, espera-nos uma pequena subida que dá directamente acesso à praça principal. É muito engraçado como ela se transforma da noite para o dia! Durante o dia é quase que um ponto de passagem com alguns restaurantes, mas à noite veste-se de pequenas barraquinhas de trabalhos essencialmente manuais e de gente, muita gente.

Costuma-se dizer que todos os caminhos vão dar a Roma, mas neste caso, é da praça que saem todos os caminhos: praias, pousadas, lojas e restaurantes.

As praias mais conhecidas neste paraíso são as seguintes:

Porto de Cima
Praia da Gamboa

Estas 2 estão de um dos lados da ilha, as outras praias estão no lado oposto da ilha. Digamos que quem está na Praça principal se virar à direita vai dar às 2 primeiras, se for em frente vai dar às restantes.

1ª Praia
2ª Praia
3ª Praia
4ª Praia
5ª Praia ou Praia do Encanto

Praia do Porto de Cima

É talvez a praia menos procurada. É uma praia pequena e nas suas proximidades tem bastantes rochas. Desta praia conseguimos perfeitamente avistar o Porto onde chegam os barcos não só de Salvador, como de Valença ou Gamboa.

Gamboa

Dependendo da maré e da vontade do freguês, hehe, ou se vai a pé ou de barco (a partir do porto).
Caso a maré esteja cheia, terá mesmo de ser de barco. Pelo contrário, se a maré estiver baixa pode-se fazer uma caminhada até lá por entre rochas e pequeníssimas baias. Estas são perfeitas para um momento de relax e um mergulho nas águas quentes do Morro.

Pouco antes de chegar a Gamboa é ainda possível rejuvenescer uns anitos fazendo um tratamento gratuito de argila hehe!!

Mesmo no início da Praia da Gamboa recomendamos um bar em particular, mesmo junto ao mar: De Boa na Gamboa, o dono é uma pessoa 5 estrelas, muito boa onda. Ele põe o espaço ao nosso dispor. Facilita redes dentro de água, caiaque e ainda máscaras de snorkeling para ver os corais... Uma delícia passar aqui um tempo a curtir um som e a beber uma cerveja bem gelada, com o mar de cenário!

A praia de Gamboa em si tem uma boa infraestrutura de apoio, cheia de espreguiçadeiras a troco de um pequeno consumo que seja. O ambiente é descontraído e sossegado, e como esta zona da ilha tem a vantagem de ainda não ter tantos turistas, é perfeita para relaxar e usufruir da vida quotidiana dos locais.
O mar aqui é ótimo e convida a alguns mergulhos.

Do outro lado da ilha temos então as outras praias espetaculares!

1ª Praia

É como o nome indica, a primeiríssima praia, para quem sai da praça é só seguir em frente. É uma praia pequena, bonita e mais procurada por quem não tem grande vontade em se deslocar, por dificuldade, por ter crianças ou simplesmente não lhe apetece andar muito mais. No topo do morro/monte está o Farol, a vista panorâmica lá de cima é qualquer coisa!

Já agora fica a dica: comprar água é na farmácia logo à saída da praça, do lado direito em direção às praia, é a Farmácia São Lucas. Aqui actualmente (2019) está a ser vendida a R$3 a garrafa de 1.5l ao contrário dos outros lugares que cobram R$4. Pode ser só a diferença de R$1, mas numa estadia completa..... Já são alguns. 😁
Segunda dica: para todos os aventureiros é aqui na primeira praia que está a famosa tirolesa do Morro! É um cabo de slide que começa lá em cima junto ao Farol do Morro e estende-se por 340m de pura adrenalina até à 1ª Praia.

2ª Praia
É a mais badalada, aqui tem sempre animação. Muita animação! Imensos restaurantes, barracas para experimentar a famosa tapioca de todos os sabores, salgados e doces. Drinks, caipirinha, caipiroska, música, festas, futevolei na praia....
Para quem não trouxe ou esqueceu o protector solar aqui será o melhor lugar e o mais barato para o comprar. Não tem como enganar, vindo da 1ª praia é o primeiro supermercado, o SuperPraia, (mais barato que na farmácia) ;).

3ª Praia
Para mim, não poderia começar da melhor maneira. Tem logo no início uma das pousadas mais bonitas da ilha: Minha Louca Paixão. Definitivamente tem imenso bom gosto, já está na nossa lista de desejos, ainda não perdemos a esperança de passar lá uns dias.

Esta praia não é muito grande, mas não é por isso que é menos bonita, pelo contrário!

É desta praia que saem a maior parte dos barcos para passeios à volta da ilha. Para quem não conhece, aconselhamos vivamente. Poderá conhecer entre outras coisas a belíssima praia de Garapuá, e as piscinas naturais de Moreré. Todos os dias existem passeios de volta a ilha, e as promoções estão por todo o lado, mas atenção, o ideal será mesmo optar por um dia com a maré baixa ou a meio termo, para poder usufruir das maravilhosas piscinas naturais.

4ª Praia
Minha nossa... esta praia não é bonita, é muito mais que isso... é lindíssima!!! É para nós definitivamente a praia mais bonita. É enorme, quase 6km, tem um cantinho para todos. Águas cristalinas e super quentes. Não se admirem que dentro de água esteja mais quente que cá fora! É que a temperatura da água aqui ronda mesmo os 32/34ºC, chegando mesmo a atingir mais de 35ºC!! Basicamente uma sopinha para passar horas a fio dentro de água!

Logo no início tem umas piscinas naturais que podem ser vistas na maré baixa. Repletas de peixes coloridos! A não perder!

Aqui na quarta, aconselhamos a experimentar uma delícia local, aproveite quando vir o "Riquinho" e peça-lhe um queijinho na brasa… é bom demais!

Dica importante: A passagem da 3ª para a 4ª praia e vice-versa pode, nas marés mais cheias, ser complicada de se fazer. Mas nós conhecemos um atalho usado pelos locais! Nada como já ser quase um habitante do Morro ;). Logo no início da quarta praia existe um bar, por trás desse mesmo bar tem um portão em madeira, que inicialmente dá acesso a um caminho de terra batida. É seguir por esse caminho, pela esquerda, até encontrar uma estrada de paralelo à direita, essa mesma estrada vai sair na 3ª praia, mesmo ao lado do campo do aeródromo!

Outra dica que aqui deixamos é para quem queira degustar uma bela moqueca de camarão. Um dos pratos típicos das Bahia. Caminhando pela 4ª praia, ao fim de uns 20min, vai encontrar a Mirian, por baixo da sombra de uma frondosa árvore na areia, logo após a pousada Catavento. Pare, não se irá arrepender. Muito bem servida e super apetitosa! É uma delícia poder saborear um petisco destes e ainda para mais com uma vista maravilhosa sobre o azul do mar.

5ª Praia ou Praia do Encanto
É um encanto lol como o próprio nome indica.
Para lá chegar é uma bela de uma caminhada! Entre uma hora e meia a duas horas, dependendo do número de paragens para fotos ou para dar um mergulho! Mas vale bem a pena! Não esquecer a água, o chapéu e muito protector solar, caso contrário, viramos camarões.
Há sempre a hipótese de optar por uma charrete de cavalos, bem mais rápido :-). Apesar de nunca termos experimentado, não deixará de ter a sua graça.

A passagem da 4ª para a 5ª praia é feita por um exótico caminho pelos mangues. Aqui sentimos realmente o silêncio, apenas os sons dos pássaros e do mar, hmmmmmm maravilha.

A praia aqui tem, na maré baixa, um areal enorme e para tomar banho tem que se entrar e caminhar um bom pedaço para que a água chegue pelo menos aos joelhos heheheh.

A vida passa devagar aqui… sabe bem relaxar...

O hotel Vila dos Orixás fica nesta praia! Mais um lugar que está na nossa lista de desejos! A decoração é única! Já tivemos a oportunidade de usufruir da piscina e esta não podia estar melhor enquadrada na natureza. É mesmo um sonho.

Para quem puder, recomendamos também aqui a Moqueca de Camarão ao almoço. O lugar convida a descontrair, e comer com uma paisagem como a que se tem aqui é simplesmente mágico! Um paraíso mesmo!

ALOJAMENTO

A oferta de alojamento no Morro é imensa, já ficamos hospedados em várias pousadas e chegamos às seguintes conclusões:

Pousada Aquarela

Queremos a Pousada do nosso amigo José!!! Sim, Sim, Sim!!!
Bem, há que fazer aqui uma pequena correção... A pousada foi recentemente vendida ao Adrian, um argentino com um coração igualmente excelente e aproveitamos a oportunidade para lhe desejar as melhores felicidades nesta nova etapa de vida! Força!

O que torna esta pousada especial é essencialmente o atendimento, aquela sensação de chegar e estar em casa. A pousada está bem localizada, muito perto do centro, mas suficientemente afastada do barrulho. Está repleta de verde luxuriante e envolvida no canto relaxante dos pássaros e dos saguis!

Pousada Colibri

Propriedade de um casal simpático de alemães, tem uma vista invejável lá do alto.

Há um grande senão, aliás dois, segundo o nosso ponto de vista. Como fica a caminho da praia de Porto de Cima, tem vindo a acontecer um deslizamento de terras precisamente na frente da entrada desta pousada e ainda há pouco andamos a ver como estava o panorama e não pareceu dos melhores... como tal esta passagem, parece cada vez menos segura! Já agora, para quem queira ir para a Praia de Porto de Cima ou Gamboa a pé, tem que passar por aqui....

O outro senão é o facto da pousada estar mesmo num dos pontos mais altos da ilha e ao entrarmos pelo portão principal que dá acesso à pousada, espera-nos uma escadaria que parece não ter fim! Quando já estamos com a língua de fora é sinal que chegamos a meio das mesmas ahahahahahah :)))))
Vá, o alojamento em si é liiiindo, com muita qualidade, tem uma piscina ótima e a vista é única!

Pousada/ Hotel Vila Guaiamu

Fica localizada na terceira praia.
Está repleta de coqueiros e o verde é realmente a cor predominante. É maravilhoso poder relaxar numa rede, rodeado de tanta beleza.
Na altura que lá ficamos, achamos que eventualmente poderiam investir um pouco mais na conservação da pousada, mas mesmo assim gostamos imenso.

O alojamento no Morro é imenso, no entanto a procura também é grande, especialmente ao fim de semana, feriados e festas, por isso quem quiser garantir um espaço no paraíso convém que o faça com alguma antecedência.

ALIMENTAÇÃO

Em termos de oferta para alimentação, o Morro está muito bem servido. Imensa variedade para todos os gostos, basta só sair à rua, nem é preciso procurar muito!
Claro que os nossos irmãos brasileiros já estão habituados ao couvert artístico, mas para nós "tuguinhas" fica a informação. Em todos os restaurantes que tenham música ao vivo (a grande maioria) é cobrada uma pequena taxa, apelidada de couvert artístico. Não é um valor de todo elevado e é simpático da nossa parte fazer o pagamento da mesma, como contribuição para os artistas da ilha.

Temos algumas preferências... Para comer pizza gostamos de ir ao D`Italia, mesmo na rua principal. Mamma Mia! A massa é particularmente boa, assim como o atendimento. Se forem simpáticos ainda conseguem uma caipirinha de cortesia :-)

O Mediterrâneo será uma boa escolha para um camarão no coco! É muito bem servido além da apresentação do prato em sí também ser bonita e bem tropical.

O Frigideira de Barro é um restaurante fora da vista dos turistas em geral, já que está mais escondido e fora dos acessos principais. Está geralmente com uma excelente ocupação, mas basicamente locais. Claro está que os pratos são um pouco mais baratos, mas não menos saborosos. A comida é bem simples, mais tradicional, mas bem farta. Achamos que aqui tudo é recomendável :-)

Restaurante Andina, está localizado na Pousada Aquarela e é um restaurante de cozinha de fusão peruana. O atendimento é excelente e a comida óptima. Só servem por reserva e geralmente com alguma antecedência.

Guarde, pelo menos uma vez, barriga para uma sobremesa diferente e bem tradicional daqui. Quando, à noite, passear pela pracinha (o "coração" do Morro) procure pela barraquinha da Dina. É lá que encontra as melhores cocadas da ilha, já para não falar do sorriso com que irá ser recebido! Uma delícia.

Dica: O Morro apesar de ser uma ilha pequena, recebe imensas visitas e turistas, no entanto, tem 2 bancos apenas: Banco Brasil e Bradesco.
Convém ter algum cuidado nas questões de dinheiro, isto é, basicamente não é de todo difícil os caixas de levantamento ficarem sem dinheiro!!! Especialmente em ocasiões de festas ou fins de semanas! Por isso, mais vale prevenir que remediar.

Para morrer de saudade, termine o dia na Toca do Morcego. É um espaço bonito, carregado de boa energia e alegria. Daqui é possível assistir a um por do sol incrível e quando a noite cai começa a festa. O ambiente é descontraído e a música tem muito boa onda.

É hora de partir, o barco afasta-se, a ilha fica cada vez mais pequenina. Da saudade já não nos livramos, queremos regressar. Saímos daqui cheios de alegria e carregados de energias boas.