Vidago Palace, a Belle Époque!


Bem-vindos ao esplendor e requinte da Belle Époque!

Venham e sintam-se transportados para uma outra era.
Beleza associada à história, ao bem servir e ao luxo é o que nos espera neste magnífico hotel centenário.


Todos os pormenores são cuidados com o maior dos detalhes e requinte, nada é deixado ao acaso.




Assim que entramos, somos transportados para um outro mundo, uma outra época... E logo alí o nosso olhar vai para uma escadaria imponente que domina as nossas atenções. Uaaauu... mas primeiro há que fazer o check-in.
Na recepção somos logo bem recebidos e o atendimento é feito num pequeno "Pagode" verde escuro e lacre... Lindo!



O tapete da escadaria da entrada foi feito à mão, no tradicional Beiriz, assim como o do salão nobre (9x26metros) simplesmente maravilhoso. Este último teve de ser feito no local e em 7 etapas, dada a sua grandiosidade! Nem conseguimos imaginar o trabalho que terá dado fazer, mas sim é admirável.


Escadaria da entrada



Pormenor da pintura da escadaria principal

A escadaria dupla da entrada faz-nos sonhar de imediato! Dá vontade de ficar ali, simplesmente a admirar todos os seus cantos e recantos. Tectos altos, colunas enormes, estátuas, rodapés, tudo está em perfeita sintonia. Majestoso e deslumbrante.




O hotel tem 365 janelas... Não por mero acaso ou coincidência, mas sim... uma janela para cada dia do ano!



Palpita-nos que a sra J. K. Rowling, se não passou também por aqui, ia adorar e iria certamente se inspirar um pouco mais para as suas histórias e aventuras de Harry Potter heheheh

Inaugurado pela primeira vez em 1910, (mais precisamente no dia 06 de Outubro, um dia após a implantação da República Portuguesa) foi idealizado no reinado de D. Carlos I.
A região de Vidago já era na altura conhecida na Europa pelas suas excelentes águas termais e o Rei, frequentador do local, quis então criar algo luxuoso para si, para a sua família ahahah e para a alta elite europeia que procuravam estas águas.

Uma das fontes da água "terapêutica" de Vidago

Este hotel é realmente fantástico e está muito associado à parte termal, já que as águas que aqui nascem são e sempre foram reconhecidas pelas suas propriedades terapêuticas. São águas naturalmente gaso-carbónicas... Algo realmente raro, já que só apenas 0,5% das águas engarrafadas no mundo têm esta característica!
Qualquer visitante pode provar estas águas de sabor forte, com uma pequena descrição da mesma e das suas propriedades. No local tem sempre alguém de sorriso no rosto disponível para tal.


Nascente de Água de Vidago


Os pequenos grandes pormenores deste hotel são realmente diferentes daquilo que estamos habituados, mesmo em hotéis bons... o jornal que pedimos durante o check in, pendurado numa saquinha de pano na porta do quarto, o chegar à noite e ter um pano de linho delicadamente bordado ao lado da cama para não termos que colocar os pés directamente na carpete... a sério... Completamente rendidos.




O nosso quarto não era particularmente grande, mas extremamente cómodo e charmoso.





Duas pequenas poltronas convidam a estar e a usufruir da bela paisagem e da imensa luminosidade que inunda o quarto logo pela manhã.



A casa de banho ... única! Estilo vintage em toda a sua glória. A louça delicada, os metais que brilham de tal modo que quase parecem espelhos e a banheira... Lindíssima!!!!!





Todos os pormenores da decoração... Desde as madeiras escolhidas, o papel de parede, o tipo de luzes e lustres, tudo escolhido com imenso bom gosto.





O hotel, como inicialmente dissemos foi inaugurado pela primeira vez em 1910 e encerrado para restauro em 2010. Como curiosidade, sabiam que o restauro durou mais que a construção do próprio hotel?! É verdade, o restauro prolongou-se por 4 anos. Mas valeu a pena já que o levou a fazer parte de algo especial no mundo hoteleiro de luxo, um clube restrito só ao alcance dos melhores... The Leading Hotels of The World.




Deste novo lifting fizeram parte, entre outros, grandes nomes como o designer de interior José Pedro Lopes Vieira e Diogo Rosa Lã. O seu interior foi então totalmente removido, restaurado e colocado novamente nos seus locais iniciais, preservando assim toda a sua beleza original... 4 anos passaram para a sua reabertura e esplendor.
O nosso tão famoso arquitecto, Álvaro Siza Vieira, foi o responsável pelo maravilhoso e relaxante spa!


Spa da Clarins


Sauna, jacuzzi exterior, banho turco ou hamam, sala de relaxamento e salas de tratamentos estão ao nosso dispor, sempre acompanhados de profissionais extremamente solícitos e notavelmente orgulhosos por fazerem parte desta "família"!





Existem igualmente 2 piscinas, uma mais pequena, interior e aquecida para os mais friorentos ou para os dias frios de inverno e uma bela piscina exterior grande, rodeada de espreguiçadeiras que convidam ao relaxamento, produção de vitamina D ahahahah e à contemplação da natureza envolvente.





Um pouco mais de privacidade fica apenas a meia dúzia de degraus de distância, um pouco de exotismo talvez ... lembranças de outros tempos e outros lugares.




Os amantes de golf também não foram esquecidos! Alias, já em 1936 o hotel tinha 8 buracos para a prática deste desporto, actualmente são 18, espalhados por um campo de beleza única.
O hotel também disponibiliza bicicletas para quem quiser pedalar pelos 40 hectares de jardins e parques que envolvem todo o espaço.

O Salão Nobre que actualmente funciona como restaurante e cujo nome não podia ter sido melhor escolhido... Nobre, é de uma pessoa ficar de boca aberta. Claro, mais uma vez, os materiais, a decoração, a elegância, o jogo de luzes é incrível.




É sem dúvida alguma , uma das principais divisões do hotel e já foi palco das melhores e mais luxuosas festas a nível europeu!

O salão está situado no piso da entrada, mas no seu interior é visível um género de varanda tipo mezzanine à sua volta com vistas para o belo salão. Como teriam sido essas festas? Faz-nos sonhar, não?





O pequeno-almoço (café da manhã) é servido no piso da entrada, num género de jardim de inverno. O chão em mármore com desenhos xadrez pretos e brancos e uma luz imensa inunda o espaço através de uma estrutura em ferro forjado, delicadamente elaborada e vidro! Plantas ornamentam este ambiente tornando-o mais acolhedor e elegante.





À semelhança do que acontece no Salão Nobre, também esta sala tem um corredor tido mezzanine, também belíssimamente decorada com vista não só para o interior do salão, como também para os jardins.





Claro que não falta nada no pequeno almoço, desde uma excelente variedade de frutas, queijos, panquecas, frutos secos, doces, um pouco para todos os gostos.






O hotel tem vindo ao longo destes anos a ganhar alguns prémios, que o destacam a vários níveis.... alguns dos quais como:

Melhores hotéis de luxo em Portugal
Melhores hotéis de Portugal
Portugal Best Golf Hotel
Melhor Spa Internacional 2016
Most Prestigious Weeding Venue 2014-2015
Conde Nast Johansens 2014
World Luxury Spa 2014
Seven Star Luxury 2013
Traveller's Choice 2012-2014 ... entre outros!



Curiosamente quando ouvimos falar tanto de algo e tão bem como é o caso, leva-nos a criar expectativas muito altas e isso conduz-nos muitas vezes à desilusão. Aqui isso não aconteceu, pelo contrário, ficamos apaixonados pelo local, que realmente superou as nossas expectativas!


Passear pelos jardins do hotel é delicioso, estamos a falar de um jardim centenário (está aberto ao público em geral), cheio de árvores centenárias e de uma flora riquíssima entre as quais, cameleiras, magnólias e nenúfares, flores e espelhos de água. Ouvir os pássaros a cantar, o coaxar das rãs transmite-nos uma imensa paz interior...



Como tudo que é bom... parece que acaba rápido! Foi uma experiência daquelas que nos ficará no coração e é com imensa gratidão que nos despedimos do Vidago Palace. Não a bordo deste belo carro, mas do nosso carrinho heheheh.
A viagem não é assim tão longa, mas ainda é alguma.... cerca de 136/140 km da cidade do Porto.


Vidago, aqui fica o nosso até já e quem sabe um dia poder voltar!

PS: não se esqueçam de subscrever o nosso blog para assim saberem sempre quando publicamos uma aventura nova! É só clicar no topo da página em "subscrever" ;)

Comentários

  1. Fantástico!! Amei!! Lugar e fotos maravilhosos, descrito de forma tão especial que parecia estar lá. Eu quero!! Parabéns mais uma vez!!👏👏😍😘

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo carinho. Sim, sim é mesmo fantástico :-)

    ResponderEliminar
  3. Aiai!!Só me resta um forte e longo suspiro,pra acordar-me, desse imaginário passeio, neste hotel, cheio de luxo, beleza e muita riqueza... Parabéns!! Bjusss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha que te fizemos sonhar. Afinal , sonhar faz parte da nossa vida, é tão bom. Muito obrigado pelo apoio constante

      Eliminar
  4. Criaram um problema: é que agora também quero ir! Culpa vossa, que me aguçaram a vontade com o vosso excelente texto e com as excelentes fotografias às quais já nos habituaram! Keep going my dear friends!🤩😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é muito bom! Ficamos contentes por ter aguçado essa vontade heheh :-) Obrigado pelo apoio

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares