Por Évora, a cidade museu ....



Para quem aprecia e procura momentos de tranquilidade e serenidade o Alentejo é sem dúvida a escolha acertada, e Évora é uma das nossas regiões favoritas!
Aqui temos um cantinho muito especial de que gostamos muito! Um lugar que fica enquadrado entre sobreiros, numa paisagem maravilhosa. Ainda o conhecemos quando se chamava Ecorkhotel, actualmente é o Tivoli Évora Ecoresort.

Fica numa zona bem privilegiada perto de Évora, no entanto suficientemente afastada de modo a que se possa usufruir da combinação perfeita entre a natureza e o conforto que se procura.





Digamos que 5 ou 6 dias são muito bem passados por estas bandas, a relaxar ou a passear. Pode até ser um complemento ideal a uma estadia no Crato ou em Monsaraz.


Uma grande vantagem, ao nosso ver, deste hotel é realmente a localização, que é simplesmente excelente. Podemos aproveitar para conhecer a maravilhosa cidade de Évora, dar um saltinho a Arraiolos ou até mesmo visitar Monsaraz se não tiverem oportunidade de lá ficar.

A cortiça é usada no exterior do edifício principal! Maravilhoso elemento natural que contribui para um melhor isolamento acústico e térmico, além de que claro em termos visuais é lindo!!!

O hotel está dividido em 2 partes, se é que assim se poderá dizer. Uma das partes é onde estão concentrados os principais serviços, como a recepção, o bar, o restaurante (que já agora, tem uma vista inspiradora), o spa e a piscina (maravilhosaaaaaa e infinita), a outra parte é onde estão os bungalows ou vilas.




Os bungalows estão todos separados o que torna a privacidade ainda maior e melhor, já para não falar que é óptimo não acordar com o "barulho" da tv e não só... se é que me entendem ahahah dos vizinhos.
Cada uma das suites, com áreas bem generosas, tem uma salinha de estar, o quarto e ainda um pequeno terraço, maravilhoso para apanhar um pouco de sol ou relaxar a ler um livro... O tempo aqui passa devagar e com doçura... ai que saudades... queremos ir!!!!!!! please please



Olhem-me só para este terraço maravilhoso!

O hotel tem à disposição dos hospedes várias bicicletas, o que convida ir à aventura e explorar as redondezas.


Não é nada difícil ir do hotel a Évora.... 10/11 minutos de carro, se tanto, são suficientes e vale sem dúvida a visita.

Évora é desde 1986, considerada Património Mundial da UNESCO. Esta distinção, entre vários motivos deve-se ao facto de esta ser considerada um dos melhores exemplos de uma cidade dos tempos áureos portugueses, após o grande terramoto de 1755 que destruiu a nossa capital do império Lisboa.

Para quem queira visitar a cidade aqui ficam as nossas dicas:

Évora é uma cidade muralhada, que foi fundada (ou refundada) pelos romanos, que a apelidaram de Ebora Liberalitas Iulia. Por isso, please, please, please não deixem de ir ao famoso Templo Romano de Évora, mais conhecido por Templo de Diana. O início da sua construção remonta ao Séc. I d.C e terá sido construído em homenagem ao Imperador Augusto.


O jardim de Diana logo ali ao lado 


Para os mais "corajosos" a Capela dos Ossos, na igreja de São Francisco. Construída inicialmente por 3 monges franciscanos que quiseram transmitir a mensagem de como é rápida a nossa passagem aqui pela terra... "Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".




Se tiverem oportunidade recomendamos também uma visita à Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida como Catedral de Évora, por sinal a maior catedral medieval do país!



Passagem também obrigatória é, claro está, a Praça do Giraldo onde se pode ver a fonte quinhentista construída pelo arquitecto Afonso Álvares durante o reinado de D. Sebastião. A título de curiosidade, foi aqui que foi realizada a primeira feira franca de Évora.
Quando por lá passamos estava toda animada, cheia de gente e tinha sido montado um pequeno palco onde fizeram um desfile de moda com as roupas de designers e lojas locais. 



Não muito longe da Praça, encontramos o Art Café. Sempre animação garantida e ambiente descontraído. Local óptimo para absorver a atmosfera eborense. Tivemos sorte porque quando lá estivemos estava um grupo com cantares típicos alentejanos! Foi espectacular!!!

Ir sem destino... aproveitar para se "perder " um pouco, muitas vezes é a melhor maneira para descobrir algo diferente, que nos chame à atenção.... um pormenor... uma loja... uma prenda, algo especial!







Onde comer:
Existe imensa oferta na cidade, desde as explanadas até aos restaurantes, no entanto temos um restaurante que gostamos particularmente.... a Adega do Alentejano... só de pensar já nos dá vontade de babar ahahah. Sim, nós gostamos mesmo muito. O atendimento não diria que é fantástico, mas a comida vale a pena, desde os lombinhos de porco preto, as migas alentejanas... enfim é só escolher, tem um pouco de tudo das delícias gastronómicas deste nosso Alentejo.







Já que estamos perto, porque não ir a Arraiolos? Estamos sempre a falar dos famosos Tapetes de Arraiolos, porque não ir até lá?! Foi precisamente o que fizemos, rodinhas a caminho e lá fomos nós pelas paisagens alentejanas. Arraiolos fica a meia hora de distância do hotel, cerca de 28km por paisagens de tirar o fôlego.



Quando chegamos a Arraiolos, fomos directos ao Castelo, um dos poucos com arquitectura circular. Lá do alto a vista é panorâmica, 360º sobre a bela planície alentejana. Like it!! ahaha



Daqui seguimos até à vila. Passeamos pela praça principal, percorremos as principais ruas. 





A não perder o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, que tem como tarefa promover o estudo e divulgação do Tapete de Arraiolos, tão apreciado não só pelas nossas bandas como também por este mundo fora! O preço da entrada para adultos é apenas 1 euro, um valor simbólico que vale bem a pena investir!




Acabamos o nosso passeio da melhor maneira.....a comer ahahah. Fomos ao restaurante O AlpendreÉ um restaurante alentejano com uma decoração rústica, que nos foi recomendado por um amigo nascido e criado em Arraiolos.



Optamos por umas migas de bacalhau que estavam óptimas!!!  Já o atendimento digamos que não foi o melhor.... talvez a menina que nos atendeu não estivesse a ter um dia tão bom, no entanto, nem isso nos impediu de recomendar este restaurante.


É bom poder recordar todos estes lugares e momentos. Fazem-nos sorrir e ter vontade de regressar e explorar um pouco mais este e aquele lugar. Fica o nosso.... até já!


Principais distâncias até Évora:

* Porto 410 km
* Lisboa 133.6 km
* Faro 226.1 km
* Tivoli Évora Ecoresort 8.8 km






Comentários

  1. Já aqui estive há uns 2 anos atrás, com o meu filho.
    Adorei o Hotel. Maravilhoso. E o local onde está inserido, muito calmo, repousante e realmente os quartos são um convite ao descanso, ao lazer, ao "dolce non fare niente".
    Quanto à cidade em si, tem muitos recantos para se visitar ou apenas passear.
    Boa comida! A fazer jus à comida portuguesa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente fantástico e com a companhia especial da mãe, mais especial se torna.

      Eliminar
  2. Cada cantinho, mais aconchegante que o outro, difícil dizer qual o mais belo.. Obrigada por nós da a oportunidade de conhecermos, mesmo que distante, um pouco desta terra maravilhosa...👏👏😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado nós! É bom viajar não só fisicamente como mentalmente

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares