Crato - Alentejo



Numa época em que toda a gente fala de stress, nada como uma pausa para um relaxamento profundo. Diriamos que esta escapadela é perfeita para 2 ou 3 dias! Tem mais dias?!! Maravilha, também queremos heheh, sim, aqui pode ser o lugar que tanto procurou para respirar fundo!

Mal chegamos ficamos logo de boca aberta. Ali está ele, o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, que deu origem à Pousada Mosteiro Crato. Lindo, verdadeiramente imponente e intemporal!



A Pousada fica no Alentejo, numa região de planícies que transmitem calma e serenidade, mais precisamente na aldeia de Flor da Rosa (só o nome da localidade já é um bom auspício), no concelho do Crato, distrito de Portalegre.



A título de curiosidade para os nossos leitores brasileiros, as Pousadas de Portugal são sinónimo de um lugar único, carregado de história e sinónimo de qualidade, como antigos conventos e castelos. Os preços refletem a qualidade, mas nada como estar atento às promoções. Foi assim que fizemos para ficar na Pousada do Crato. ;-)




Este pequeno tesouro, um Small Luxury Hotel, está dividido em 3, se assim se pode dizer. Uma Igreja-Fortaleza de estilo gótico, um Paço-Acastelado gótico e as Dependências Conventuais renascentista e mudéjares. Estar nesta pousada, que já foi sede da Ordem do Hospital, mais tarde Ordem de Malta, é como viver a história! Neste Monumento Nacional, encontramos também o Núcleo de Escultura Medieval do Museu Nacional de Arte Antiga.




A pousada tem quartos em 2 alas, na ala mais antiga, dentro do convento, ficam alguns deles e na ala nova os restantes. Pelo que conseguimos ver, já que nos foi mostrado alguns, todos com áreas bem generosas, com muito conforto e decoração minimalista.

Quarto na ala nova
As áreas comuns são bonitas e bem decoradas, nada exuberante, mas com elegância e bom gosto.







A piscina é fantástica e muito bem enquadrada! Bem grande e no Alentejo em pleno Verão, é impossível resistir! O ambiente é super tranquilo e relaxante. Praticamente só se ouvem os sons da natureza. É extremamente agradável a conjugação do "antigo" com o "moderno".  Top!


A área do Spa é um pouco pequena, mas com muito bom gosto. Não fizemos, com muita pena, nenhuma massagem, no entanto quase derretíamos dentro de água hehe.



Não poderíamos ter ficado melhor alojados. O quarto era super confortável, acolhedor e bem espaçoso... aliás muitooooo espaçoso!! A começar pelo próprio porta-chaves, lol.





O quarto em que ficamos tem uma pequena particularidade muito chata lol..., tem  2 terraços exclusivos, que são nada mais, nada menos que 2 torres do Mosteiro!! Perfeitos para apanhar um pouco de sol, com uma excelente privacidade, já que vizinhos... só mesmo umas cegonhas que estavam no seu ninho.







As vistas das torres, são únicas. O Alentejo aos nossos pés, assim como a pequena localidade de Flor da Rosa.



Isto de ter que voltar à rotina tem muito que se diga lol, o que é bom acaba super rápido. Experiência maravilhosa esta. Recomendamos mesmo muito esta escapadela e com toda a certeza que iremos voltar, nem que seja a caminho de outro pouso ou como um "complemento" de umas férias um pouco maiores!!!


Onde comer no Crato?
No restaurante da Pousada, para um ambiente mais acolhedor, ou se preferir algo mais simples e tradicional, como umas migas e uma sericaia com ameixa, pode experimentar, na aldeia, o restaurante "O Recanto".


Por agora ficamos por aqui, mas a nossa viagem pelo belo e grandioso Alentejo não terminou ainda... 

A continuar... ;)


Translate

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares