Sobe, sobe, balão sobe!


Mais uma surpresa marcada de alegria e muito sucesso!

Durante algum tempo os nossos amigos andaram a sondar-me sobre o que poderiam oferecer como prenda de aniversário à minha cara metade. Finalmente acabou por aparecer uma ideia bem diferente, genial aliás!!! Um passeio de balão em pleno Alentejo! UAU

Se a ideia foi genial, os preparativos e a entrega do presente não ficaram nada atrás.
Marcado o jantar de aniversário, todos nós escrevemos uma palavra ou frase, uma pequena pista sobre o que poderia ou não ser a prenda e metemos esses papeis dentro de balões. Na hora certa foram lançados ao ar os balões e à medida que os íamos rebentando (tá benheee ... não foi muito ecológico, mas.... ) lá saia uma e outra pista. E isto tudo acompanhado pela música "Sobe, sobe, balão sobe". Foi uma risada só, uma data de adultos a soltarem as crianças que existem dentro de nós! Noite maravilhosa! Ninguém paga a cara de alegria ao ser revelada a surpresa!!!


O passeio teve lugar numa das zonas mais bonitas para nós do Alentejo, em Monsaraz

Só por sí só, os caminhos que nos levam até Monsaraz já nos enchem o coração de paz e serenidade. É impossível não ir parando pelo caminho, sair do carro e simplesmente ficar ali... parado no tempo a admirar tanta beleza!







A vila de Monsaraz, já ganhou inclusive o concurso das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de aldeias monumento e quem passa por lá percebe perfeitamente o porquê deste prémio. É encantadora esta vilazinha feita de cal e de xisto com uma vista maravilhosa do topo da colina sobre os planaltos alentejanos e sobre o Alqueva (maior reservatório de água da Europa Ocidental). Este lago majestoso, formou-se devido à barragem do Alqueva, e é hoje um espectáculo digno de ser admirado!




A vila de Monsaraz rapidamente se conhece, 1 ou 2 horas talvez sejam suficientes! Mas achamos que o tempo ideal para lá ficar são no mínimo 2 ou 3 dias! Só assim poderemos inspirar toda a essência e beleza deste local único. 





Esta paragem por aqui, até pode perfeitamente ser um complemento à estadia na Pousada Mosteiro Crato, de que já escrevemos aqui no blog! Oh férias maravilhosas ahahah
Tudo deve ser feito com muita calma e relax. Passear pelas ruas,  respirar fundo e usufruir deste belo cenário.





Sinceramente às vezes é difícil explicar o que se sente num determinado lugar, é precisamente o caso de Monsaraz... são os cheiros, o calor, a paisagem e as pessoas que tornam todos os momentos especialmente únicos e que deixam sempre uma certa saudade no ar e nos nossos corações.



Estamos pertíssimo da "recente" (2017) praia fluvial de Monsaraz, situada no centro náutico de Monsaraz. É frequente no verão esta zona atingir temperaturas bem altas, por isso dar um pulinho até à praia para um mergulho pode ser uma excelente ideia.





Toda a gente já deve estar a pensar... e então o balão? ahahah Já falaremos... vamos deixar o melhor para o fim :-) 

Ficamos alojados na Casa Dona Antónia e só podemos falar bem. A amabilidade com que nos trataram esteve sempre presente, não podia ter sido melhor. Os quartos são simples, no entanto confortáveis. 
O pequeno-almoço muito caseiro, pão alentejano maravilhoso, com bolinho acabado de sair do forno, uma delicia!!! E um terraço simplesmente fabuloso, excelente para um fim de dia a ler um livro ou apenas estar e ver a vista deslumbrante. Maravilhoso!
Sim, sem dúvida recomendamos.





Porque não um vinho tinto com um queijinho com esta vista?



As nossas recomendações gastronómicas vão para:

Restaurante Casa do Forno. Aqui aconselhamos as migas alentejanas, como não poderia deixar de ser heheh. Foi aqui que também comemos pela primeira vez o famoso gaspacho (um prato típico, especialmente de verão feito com pão, tomate, pepino, água gelada e alguma fruta, como melão) e também os secretos de porco preto que estavam especialmente bons.







Restaurante Xarez. Aqui a vista é TOP! Relativamente às refeições, não achamos nada de especial, diríamos que é bom e que se passa um bom momento. 



O momento por que tanto esperamos: O PASSEIO DE BALÃO!!!!

Acordamos muito cedo, o sol estava prestes a iluminar o céu com os seus primeiros raios, para podermos estar no ponto de encontro onde nos levariam até ao local da largada. Não tivemos que andar muito, 6 ou 7 minutos e lá estávamos nós e mais 2 casais também a aguardar. Conversa daqui, conversa dali e lá chegamos à conclusão que éramos todos da capital do Norte ahahah coincidências!


Quando chegamos ao local, já o balão estava todo esticado no chão e os preparativos para dar início ao seu enchimento tinham acabado de começar. Minha nossa que experência! Sentiamo-nos como miúdos à espera, por dentro já saltávamos de tanta vontade e alegria de entrar para o aquele cesto! 
Primeiro começaram por lançar ar para dentro do balão com a ajuda de uma ventoinha.




Quando o balão já tinha uma boa quantidade de ar, começou a parte do calor. Esta parte para nós foi a mais empolgante porque se começa a ver aos poucos o balão a ganhar a sua verdadeira forma até ao ponto de querer subir.


À medida que iam decorrendo os preparativos lá nos iam dando uma ou outra explicação, coisas muito simples, como a importância da entrada para o cesto ser rápida e ordenada. 
Dada a ordem de embarque, nem olhamos para trás... aqui vamos nós!!!!!!!!!




É inacreditável a experiência! Muito suave a levantar, a vila de Monsaraz ali, o Alqueva, o planalto, tudo toma uma forma diferente, uma beleza absoluta. O silêncio apenas interrompido por vezes pelo barulho das chamas que aquecem o balão e nos faziam subir um pouco mais .... Maravilhoso! 





O passeio durou sensivelmente uma hora e meia, que passou literalmente a voar heheheheh. Demasiado rápido para sermos sinceros, gostaríamos de parar o tempo e termos ficado ali simplesmente a pairar sobre o nosso querido Alentejo.








À medida que nos aproximávamos do fim da experiência, começávamos a ficar um pouco curiosos em relação à aterragem, mas foi bem suave, sem confusões ou sobressaltos, correu lindamente!





Para quem ficar com vontade de ter esta experiência poderá fazê-lo através do Serpa Lovers ou directamente com a Publibalão. Achamos que toda a equipa foi extremamente profissional e que o piloto que nos conduziu pelos ceús é uma pessoa com muita experiência e que nos transmitiu confiança, alguém que sabe o que faz!

Resta-nos agradecer uma vez mais a vós queridos/as amigos/as por estes momentos únicos e mágicos, o nosso bem-haja!


Conheça mais deste nosso Alentejo no nosso post Crato - Alentejo.

Comentários

  1. Obrigada pela reportagem e partilha de informação! Ficamos felizes por terem gostado da prenda. E por vos termos "colocado" bem lá no alto! Onde merecem estar! 😍

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente fantástico,isso sim que podemos chamar de amor nas alturas, sem falarmos desta vista maravilhosa que nos proporciona..Mais uma vez parabéns 👏👏😍😘😘

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares