Viana do Castelo, aos nossos pés



Parabéns a você, 
nesta data querida, 
muitas felicidades, 
muitos anos de vida!!!!!

Foi em Viana que decidi este ano de 2019 celebrar o meu aniversário. Afinal não são todos os dias que festejamos o nosso dia, certo?!!
Sempre gostei imenso de Viana do Castelo. Acho super bonita a aproximação e entrada da cidade. O passar a ponte sobre o Rio Lima e ver lá bem no alto o monte de Santa Luzia. É daquelas cidades que nos fazem sentir bem e sorrir! Afinal o lema diz "Viana é Amor".

Escolhi a Pousada Viana do Castelo! Que bela escolha a minha :-)


Logo à entrada conseguimos ver o que a torna tão especial... a vista... maravilhosa, sobre o Santuário de Santa Luzia.


Por mera curiosidade apenas, esta pousada é fruto de um excelente restauro de um hotel mandado construir por um emigrante Português no Brasil, que o decidiu oferecer à cidade de Viana.




O nosso quarto era bem acolhedor, os tons agradaram-nos imenso e claro... a vista. Ficar aqui e não ter um quarto virado para o santuário era uma tristeza ahahahah



Se a vista foi maravilhosa quando chegamos, mais especial foi quando acordamos no dia seguinte e abrimos a cortina. Era o meu aniversário e fui abençoado com esta vista única!
Quando amanheceu a cidade estava envolvida numa forte neblina, maravilhosa a nossa vista, que gratidão a minha!


A sala de jantar e sala de estar do hotel são lindíssimas, com uma decoração muito aconchegante e inundadas de luz.



Nada melhor que acordar num local maravilhoso como este e tomar um belo de um pequeno-almoço (para o pessoal do outro lado do atlântico café da manhã  heheheh) com uma vista top!


O dia esteve perfeito e foi aproveitado ao máximo, para desfrutar...


Dar um mergulho e aproveitar para energizar, enquanto produzimos um pouco de vitamina D heheheh.



A pousada tem um acesso privado pelos seus jardins até ao Santuário, acesso a não perder definitivamente!!!



Outra possibilidade, para quem vem da cidade é subir pelo antigo funicular, uma experiência bem tradicional e única!
O santuário é dedicado à Santa Lúcia de Siracusa, mais conhecida por Santa Luzia, padroeira daqueles com problemas de visão e dos oftalmologistas.


O santuário deve-se ao capitão de cavalaria Luís de Andrade e Sousa que devido a um problema grave de visão recorre à extinta capela de Santa Luzia. Após as suas preces e a sua melhoria, como forma de gratidão manda construir de forma a glorificar a Santa, este belíssimo Santuário, cuja vista panorâmica  sobre o monte, a cidade, rio e mar já foi considerada pela National Geographic como sendo a 3ª melhor do mundo!




Viana do Castelo vale realmente a pena conhecer e para aqueles que ainda não a conhecem, não esqueçam pf de dar uma olhada pelas lojas de filigrana, há aqui uma forte tradição.
Vale a pena conhecer os seus trajes. Quem puder, fica aqui a dica para tentarem ir ao Museu do Traje.



Em Viana vale mesmo a pena perdermo-nos pelas ruas, ruelas e jardins desta bela cidade! O Centro Histórico, um dos mais belos e conservados de Portugal, com o seu Chafariz quinhentista e os seus Monumentos são visita obrigatória. A Biblioteca Municipal de Álvaro Siza Vieira e o Centro Cultural de Souto Moura, são exemplos da arquitectura moderna aliada à cultura. O Castelo de Santiago da Barra, a imponente Ponte Eiffel, a Igreja de Sta Agonia, o Navio-hospital Gil Eannes, são também marcos de visita obrigatória. Quem tiver mais tempo e o clima permitir, não deixem de relaxar nas praias fluviais junto ao Rio Lima e nas maravilhosas praias atlânticas como a Praia Norte, Praia de Carreço, Praia de Cabedelo, ou mais a norte a Praia de Afife, a de Vila Praia de Âncora e a de Moledo.

Só posso mesmo agradecer por este dia maravilhoso.
Tempo de voltar para casa... aqui vamos nós. Viana... até já!

Ps: fica aqui uma recomendação importantíssima! Não sair de Viana sem comer e se deliciar com uma bola no Natário.

Como chegar a Viana
De carro é sem dúvida a melhor maneira de chegar a Viana, e o mais rápido é ir pela A28 a partir do Porto (50min com portagens ou 1h20 evitando as portagens). Outra possibilidade é ir de comboio pela CP (IR ou Celta) a partir de Porto-Campanhã ou de autocarro (por exemplo pela AV Minho ou na Rede Expressos).

Comentários

  1. Sou uma apaixonada desta Cidade, e este texto e fotografias, descrevem na perfeição a sua beleza e interesse. Obrigada!♥️

    ResponderEliminar
  2. Nossa!! Que fantástico!! Quero muito ir!! Fotos belíssimas como sempre!! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  3. Nooooosa!! Não poderia ter escolhido lugar, mais belo de se comemorar o seu aniversário, e obrigada por nos proporcionar tanta beleza com suas fotografias juntamente com esse texto de tamanha perfeição...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares