Mykonos - Grécia


Se há ilha com glamour é esta! Os brancos e os azuis ligam na perfeição, dando um ar ainda mais elegante a esta pequena ilha.
Mykonos é um mundo completamente à parte da Grécia! Aqui tudo é inflacionado e o que se paga por um refeição ou apenas por uma bebida não é de todo o valor que ela vale, mas sim o lugar em que estamos, por isso antes de ir... é melhor mesmo amealhar uns trocos e levar as carteiras bem recheadas ahahahah... mas se vale a pena? Oh se vale, seja para uma lua de mel, seja para uma festa (sim há sempre uma ou várias festas a acontecer) ou simplesmente para se deslumbrar numa praia idílica de águas transparentes.


Não foi a primeira vez, que pelo menos eu, estive nesta ilha e das vezes anteriores a opção foi mesmo ir de ferry do porto de Piraeus em Atenas. Mediante a escolha, a duração da viagem pode variar entre 2 a 5 horas e existem vários sites onde é possível comprar as passagens como, por exemplo em ferryhopper.com.

Desta vez, como tínhamos relativamente pouco tempo e queríamos aproveitar ao máximo, fomos dando uma olhada ao momondo.pt e descobrimos que a viagem de ida e volta de avião estava por um preço excelente e decidimos avançar! Lá vamos nós de novo!!....
A viagem a partir de Atenas foi super tranquila e em pouco mais de 20 minutos, sim 20 e muito poucos minutos, aterrávamos em Mykonos! Sem dúvida que vale a pena!




Ora bem, como nos haveríamos de deslocar dentro da ilha? Transportes públicos? Sim, seria possível, mas implicava que ficássemos um pouco mais condicionados relativamente a horários. Como fomos em Maio, longe ainda da loucura do Verão decidimos alugar um carro. Já agora fica a dica... andar de carro, só mesmo numa época baixa porque em pleno Verão e com estradas muitas vezes mal amanhadas e estreitas pode ser o caos! Seria preferível alugar uma mota ou uma scooter.
Alugamos o carro mesmo no site da TAP, curiosamente ficou mais barato que noutros sites de aluguer de carros! A empresa à qual alugamos o carro foi a AutoUnion, não têm balcão no aeroporto, mas têm uma carrinha que nos vai buscar e que depois no dia da entrega do carro nos leva de volta até ao aeroporto. No geral ficamos satisfeitos, atenciosos e boa relação qualidade/preço.


Escolhemos como hotel o Poseidon Hotel & Suites e não podíamos ter feito melhor escolha!
A localização é excelente, um pouco afastado do centro se é que assim se pode dizer (5 minutos a pé, se tanto) e com uma vista deslumbrante! Da varanda do nosso quarto, todos os fins de tarde, éramos brindados com um espectáculo único da mãe natureza, um por do sol lindo e mágico!



O quarto era amplo, colorido e muito confortável. Decoração simples, mas no entanto acolhedora e bonita.



Pela manhã era a vez do espectáculo gastronómico! Ahhhh o pequeno-almoço..... digamos que fantástico!

Relativamente a Chora (capital da ilha) o ideal é mesmo andar a pé e deixarmo-nos perder por entre as ruas e ruelas típicas. São lindas, tanto de dia como de noite, carregadas de lojas com preços proibitivos hehehhe para a maioria das nossas bolsas, mas cheias de estilo, com decorações simplesmente incríveis.







A famosa Little Venice (pequena Veneza) é um dos locais mais românticos da ilha e é também um dos locais mais fotografados! Repleta de pequenos bares e casas de 2 andares à beira mar é sem dúvida paragem obrigatória para qualquer visita. No fim da tarde juntam-se multidões para assistir ao por-do-sol. Passamos lá um momento mágico que terminou num aplauso colectivo à mãe natureza quando o sol se pôs no horizonte dourado. Memorável!





Os moinhos de vento são outra das atrações de Chora, construídos, a titulo de curiosidade, na sua maioria por venezianos no Séc. XVI, especialmente para moagem do trigo.



A igreja Panagia Paraportiani, cujo nome traduzido significa literalmente "Igreja de Nossa Senhora do Portão de Lado", é uma construção super interessante, já que remonta a 1475 e combina 4 estilos arquitectónicos diferentes: bizantino, vernaculizar, tradicional e ocidental. A sua construção apenas foi concluída no Séc XVII.






Não faltam ofertas super variadas para comer, desde pizzarias (onde é que não existem?) até comida bem tradicional grega, como tascos para nos deliciarmos com os gyros ou as espetadas souvlaki... o difícil mesmo é escolher!




Como vocês já nos conhecem sabem que preferimos sempre experimentar coisas novas e de preferência bem típicas dos locais por onde passamos! E desta vez não foi exceção. Uma das nossas recomendações é o restaurante Taverna Marco Polo. Um restaurante bem típico e acolhedor, com comida tradicional deliciosa. Saímos de lá com um sorriso bem rasgado, já que a moussaka estava realmente uma delícia grega eh eh eh!! Tudo bem regado com Uzo, a bebida típica. ;)

Outro restaurante que recomendamos é o Fato a Mano. O que nos conquistou aqui, além da comida super saborosa, foi a simpatia do atendimento, sempre disponíveis e com uma grande sorriso para nos receber. E já agora, mais um ponto positivo, têm o menú em português!
Se preferirem experiementar um gyro, acompanhado de uma boa cerveja grega têm de ir ao Sakis. Podem ter de esperar um pouco, mas vale a pena. O ambiente é super descontraído e o pessoal bem atencioso.

Nem sempre é fácil perceber, não só quais os pratos tradicionais, mas acima de tudo..... o que consta nos mesmos, por isso elaboramos uma pequena lista para vocês:

* Spanokopita: é um género de pastel de massa filo recheado com espinafres (muito bom quando é bem feito e fresco)

* Tyropita : uma massa recheada de ovo e queijo (feta principalmente)

* Spanakotiropites : empadas de queijo feta e espinafres

* Dolmades: um prato de legumes, recheados de carne

* Keftedes: almôndegas fritas com hortelã e orégãos

* Tzatziki: molho de iogurte com pepino e alho

* Gyros: rolos de pão ou pita com carne assada, tomate, cebola e molho

* Souvlaki: espetadas de carne grelhada à moda grega

* Pastitsio: especialidade grega à base de massa, carne picada (carne de vaca ou cordeiro) e molho béchamel

* Horiatiki: salada variada de pepino, tomate, azeitonas, e uma grande fatia de queijo feta, bem regado com azeite



* Moussaka: É segundo aquilo que apuramos, um dos pratos mais tradicionais. A palavra “moussaka” vem do árabe musaqqa’a e significa “fresco”. Parecido com uma lasanha de batata, leva muitas vezes carne de carneiro picada, beringelas, tomate e condimentado com azeite, varias ervas aromáticas e alguma pimenta



Novo amanhecer no paraíso! Vamos à praia?
Qual é a questão? Escolher.... :))

Super Paradise




Uma praia lindaaaa com águas super transparentes. Com imensas espreguiçadeiras para alugar , digamos que não a um valor simbólico ahahahahah, com restaurante e beach club e claro está... animação!

Paradise Beach



Azuis e verdes que se misturam sem perder de vista. Estávamos em pleno fim de Maio, a água estava um pouco fresquinha, mas energizante e revigorante, depois de umas horas ao sol.

Elia Beach



É também uma praia bonita, no entanto aquilo que fomos reparando é que o espaço para quem queira fazer um pouco de praia sem recorrer a uma espreguiçadeira é diminuto.
Mesmo ao lado desta praia existe uma praia de nudismo, na sua maioria gays, é a chamada Elia Nudist Beach.
Já agora Mykonos é muitas vezes considerada uma ilha muito frequentada pela população gay, no entanto pelo que vimos, existe de tudo como em qualquer outro local no mundo ahahahah

Pink Beach



As espreguiçadeiras são todas sofisticadas e com um mar lindo como este à nossa frente o que se pode pedir mais? Uma cervejinha please ahahah
O beach club é muito sofisticado e super agradável. Recomendamos a visita para descontrair a ouvir uma música!

Scorpios



Ora bem, é bastante fácil descrever este local, mágico! É a cara da riqueza lol como dizem as nossas irmãs de coração do outro lado do oceano.



A decoração é única e quem tiver a oportunidade please, please, please, passem por aqui. O restaurante é único e claro festas para todos os gostos. Para quem quiser pode dar aqui uma olhada... scorpiosmykonos.com.

Dica: para chegarem às praias podem ir de carro/mota ou se preferirem ter uma experiência diferente podem sempre ir de barco! As distâncias por mar são bem menores e existem barcos a toda a hora desde o porto de Mykonos.


Se tiverem tempo não deixem de visitar a vila pitoresca de Ano Mera. Aqui poderão encontrar várias tavernas tradicionais, onde reina a simpatia e boa comida tradicional. A sua principal atração é o mosteiro e igreja Panagia Tourliani. Este mosteiro caiado do Séc. XVI e estilo bizantino, tem uma contrastante cúpula vermelha e uma imponente torre em mármore, com típicos sinos triplos. O nome atual do mosteiro deve-se ao fato de aqui se ter encontrado um ícone de Virgem Maria, que se acredita ser abençoado e milagroso. Aqui encontra-se também o Museu Eclesiástico de Mykonos.

Despedimo-nos da ilha com uma última dica para aqueles que queiram ter um fim de dia e um por do sol um pouco mais afastado de Little Venice. Procurem o hotel onde ficamos, Poseidon Hotel & Suites... mal passem a entrada do hotel, continuem em frente e virem logo na primeira rua à direita, não há mesmo como enganar. Meio minuto depois vão ter uma vista maravilhosa, como esta com que nos despedimos!
Mykonos, até à próxima!




Comentários

  1. Em primeiro lugar, quero agradecer,por vc nos proporciona, mesmo que seja por fotografias, e que por sinal muito bem feitas, conhecermos esse paraíso, se é que podemos dizer assim, pois qualquer coisa que falarmos é pouco pra tanta beleza, um verdadeiro sonho, sem deixar de ressaltar que é sem dúvidas, a CARA DA RIQUEZA....👏🏻😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. É tão bom sonhar, não é?! Ficamos felizes por levar um pouco de nós aqueles que nos seguem. Heheheh verdade...a cara da riqueza :-)

      Eliminar
  2. Lindo! Obrigada! Adoro quando viajam, e partilham. Adoro quando viajam, e regressam... Porque fazem cá falta!❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom viajar. Conhecer outros mundos é sempre enriquecedor. Obrigado pelo apoio e carinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares