São Paulo por uma paulistana


Temos o privilégio de termos família, não de sangue, mas de coração em São Paulo. Pessoas, seres de bom coração que nos receberam de braços abertos, que nos alimentaram o corpo e a alma e fizeram do lar delas, nosso lar. Minhas queridas, mais uma vez o nosso agradecimento, vocês são únicas!
Mostraram-nos que afinal São Paulo, pode não só ser um amontoado de betão (concreto), pelo contrário, é uma cidade vibrante, com imensa vida e cultura, uma cidade que nunca dorme e que tem sempre algo a acontecer!

Foi precisamente a uma destas amigas, uma Anja paulistana, nascida e criada a quem propusemos esta brincadeira, este desafio, que abarcou de imediato!
Aqui vai, sem mais demoras....




SÃO PAULO POR UMA PAULISTANA



Quando você é convidado pelo seu blog preferido para falar de sua cidade natal não há como recusar este convite, apenas se dedicar para fazer o seu melhor!

São Paulo aos olhos de uma paulistana...

Nasci, cresci e ainda hoje vivo nesta megalópole, cada dia descubro um pouco mais de São Paulo, pois essa cidade não para, não dorme e recria-se a todo o momento.

Milhões de habitantes e uma selva de pedra, talvez seja essa a primeira impressão ao ouvir falar de SP, mas em baixo de tanto concreto tem um universo para ver, ouvir e sentir.


Prepare-se, vamos caminhar bastante...

Para iniciar o contato com a cidade, comecemos pelo seu marco zero e pelo seu local de nascimento: Praça da Sé – centro de São Paulo, bem no meio da praça, um pequeno monumento indica que ali é o marco zero. Não se assuste com a quantidade de pessoas e atividades do entorno, permita-se olhar para cada lado... Provavelmente seus olhos te levarão a contemplar uma bela igreja, a Catedral da Sé: uma catedral em estilo gótico, com uma acústica incrível e muita história. Observe mais um pouco, bem pertinho da Catedral, temos o Palácio da Justiça, uma construção imponente, inspirada no palácio da justiça de Roma. Continuando a observação, temos um prédio com imensas colunas pretas: o Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, se tiver um tempinho sobrando, vale muito a visita, sempre tem uma boa exposição e um museu. 

Praça da Sé e Catedral da Sé

Catedral da Sé
Palácio da Justiça

Pormenor do Centro Cultural da Caixa Econômica Federal

Seguindo pela Rua Boa Vista, a poucos passos da Caixa Cultural, chegamos no “Pateo do Collegio”, simplesmente o lugar de nascimento da cidade. Pare um minutinho e vá até o sino que se encontra em frente ao Pateo, esse sino é o Monumento Marco da Paz, você pode tocá-lo em ato simbólico pela PAZ.


Pateo do Collegio

Se estiver no horário de almoço e bater aquela fome, vá para o lado das Ruas São Bento e XV de Novembro, tem ótimas opções de almoço em restaurantes localizados em prédios históricos (Sugestões: Salve Jorge, Boteco Central e a Casa de Francisca).

Agora que descansamos e nos abastecemos, caminhemos... 




Se você for fã de compras diversas e tiver muita energia, desça até a Rua 25 de Março, o maior shopping popular da América Latina, um tanto quanto lotado, um tanto quanto caótico. 

Caso queira continuar num circuito mais tranquilo, siga pelo Viaduto do Chá e encontre o Theatro Municipal, inspirado na Ópera de Paris, esse prédio chama atenção pela arquitetura interna e externa e é um dos palcos musicais mais importantes da cidade. 

Vista do Viaduto do Chá
Theatro Municipal

Ao lado do Municipal temos a Prefeitura do Município de São Paulo e o Shopping Light

Prefeitura do Município de São Paulo

Seguindo pela Rua 24 de Maio e entre na famosa Av. Ipiranga, no número 200 veremos uma das obras de Oscar Niemayer, o Edifício Copan. Em formato de S e com mais de 1000 apartamentos, o Copan abre ao público em dois horários (10h e 15h30) gratuitamente. Do alto dos seus 32 andares, é possível ver boa parte da cidade de São Paulo. 

Edifício Copan

São Paulo vista do Copan

Do Copan, você pode subir a Rua da Consolação em direção à avenida mais badalada de São Paulo, a Av. Paulista. Como a caminhada é realmente muito longa, aconselho pegar um ônibus, táxi ou carro por aplicativo, em 10 minutinhos a Paulista se apresentará.


Avenida Paulista

A Av. Paulista já foi a morada dos ricos fazendeiros paulistas, depois foi se tornando cada vez mais urbana, foi o coração financeiro da cidade com a sede de vários bancos e financeiras. Aos poucos essa avenida foi incorporando muita diversidade: temos 4 shoppings, inúmeras lojas, vários bancos inclusive o Banco Central do Brasil, um parque (o Parque Trianon), vários espaços culturais entre eles o MASP, um prédio moderno arquitetado pela italiana Lina Bo Bardi que parece flutuar pois suas colunas ficam nas laterais do prédio. 

MASP - Museu de Arte de São Paulo

Nesta icônica avenida, você encontrará muitas opções de comidas e bebidas, para todo gosto e bolso. Reserve algumas horas para explorar a Paulista e a região, você verá casarões antigos e prédios altíssimos convivendo no mesmo cenário; executivos e hippies, gente de toda raça, etnia, gênero, religião, tudo junto e misturado. 

Se perca ou se encontre, mas aproveite essa avenida que é a cara de São Paulo!!!
A.S.

Comentários

  1. Missão dada é missão cumprida!! Parabéns!! 👏👏😁😁

    ResponderEliminar
  2. Realmente é um passeio muito bom, principalmente se estiver com boas companhias. Viajei nessa encantadora descrição. Parabéns! Mas como toda cidade grande, com muita diversidade, que na sua maioria encanta, tem que se manter alerta para se manter seguro...

    ResponderEliminar
  3. Sim verdade. Em todas as cidades convém ter sempre atenção e usar bom senso.
    Obrigado pelo apoio :-)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo magnífico artigo que, durante alguns minutos, nos leva a um mundo cheio de movimento e cor no qual nos perdemos se ficarmos sem guia.
    Obrigada pelo passeio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, sim, sem dúvida que o melhor mesmo é ir com um guia especial :-))

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares