Arcos de Valdevez, onde Portugal se fez ...


Bem-vindos aos Arcos!
Não podíamos ter tido mais sorte com o tempo nesta nossa escapadela por terras portuguesas. São Pedro foi muito amiguinho! Mas que dia lindo!!! A gente também merece ah ah

Sempre que nos é possível, tentamos fazer uma pequena escapadinha para quebrar um pouco a rotina, muitas vezes stressante, do dia a dia e que nos vai enlouquecendo aos poucos, deixando-nos muitas vezes sem paciência e transformando-nos em seres irritadiços... Que mundo louco que vivemos actualmente, não?!! Mas que coisa! A gente até é do bem ah ah :))

Lá pegamos nós no carro e rodas a caminho. A distância não é assim muita do Porto até aos Arcos (118 mais km menos km), optamos por ir nas nossas calmas pela A28 e depois A27. Demoramos 2h ... Gostamos de ir sem pressas.




Mal chegamos demos logo com o slogan "Arcos de Valdevez, onde Portugal se fez"! É um slogan inspirado na história, mais precisamente ao Torneio de Arcos de Valdevez, também conhecido por reencontro de Valdevez... Este torneio está ligado à fundação da nossa querida nacionalidade, mas deixemos esses pequenos, grandes pormenores com os entendidos.

A vila estava  toda enfeitada de longos tapetes pelas ruas de modo a celebrar a Páscoa, muito bonita!





Nem o coelhinho da Páscoa faltava para os mais gulosos ahahahah



Não é uma vila grande, mas é "arranjadinha" se é que assim se pode dizer, com gente acolhedora, típico do Português em geral e mais ainda de zonas um pouco mais afastadas das grandes cidades.

Acho que devemos ter sido muito pecadores noutros tempos (ups...será que ainda somos?) à quantidade de igrejas que temos espalhadas pelo nosso país! Aqui, quem quiser pode fazer um mini tour por algumas.





O Largo da Lapa tem um relógio diferente... um relógio de água, bem interessante!



Para esta nossa "fuga" escolhemos o Ribeira Collection Hotel



A localização não poderia ser melhor! Junto aos arcos da Vila, na margem de um rio de águas cristalinas!



Toda a envolvência convida ao passeio pelas margens do Rio Vez, ao contacto com a natureza. E quem sabe até relaxar ao Sol na praia fluvial local, Praia Fluvial do Valeta.


Ficamos admirados com a transparência das águas. Esperemos que assim possam continuar, com a contribuição e responsabilização de todos nós!


O hotel tem acesso directo para as margens do rio... convinhamos que é difícil resistir :) em pelo menos molhar as mãos, ou os pés!!



O hotel é constituído por uma casa antiga, tipo senhorial ao qual foi acrescentado uma parte nova e moderna, muito bem enquadrada na paisagem. No nosso caso, ficamos nesta parte nova com uma vista deslumbrante sobre o rio e vila.



Convém referir que o hotel oferece quartos vista rio e vista "terra". Sem dúvida alguma que para escolher um local como este, é fundamental optar pela vista rio. Olhem só para isto!





O quarto tinha uma decoração simples, mas agradável e uma cama maravilhosa... enorme e confortável! Quase que era preciso um intercomunicador ahahahah para falar de um lado ao outro da cama!



Apesar de super satisfeitos com a nossa estadia, há no entanto alguns aspectos que poderiam ser melhorados no hotel. 
Logo à chegada fomos informados que a piscina não poderia ser utilizada nesse dia..... como? What?! Sem dúvida alguma que o hotel deveria ter contactado as pessoas com reservas e avisar dessa situação atempadamente, afinal, o factor piscina interna teve o seu peso na hora da escolha da nossa reserva!



A água quente no quarto demorava imenso tempo a aquecer e nunca chegava verdadeiramente a ficar muito quente, para alguém como nós que gostamos da água super quentinha... bua bua
Por último, o pequeno almoço, não era fantástico e talvez por termos ido já faltava meia hora para o suposto fim de serviço, parecia que faltavam coisas, ou que não as estavam a repor. 
Bem, as criticas estão feitas! Espero que construtivas ;)
É sempre importante expor ao hotel a nossas experiência, só assim poderão melhorar! E no nosso caso eles foram super atenciosos! O hotel ofereceu-nos uma garrafa de espumante e um prato de fruta laminada à noite com o intuito de minimizar algo menos positivo. Foi um gesto muito simpático! Thanks




A paisagem à noite, nesta vila portuguesa, é simplesmente maravilhosa! O rio parece um autêntico espelho! Lindo!





A nossa primeira refeição por estas bandas e por recomendação, foi num restaurante praticamente em frente ao hotel, na outra margem, O Lagar. Foi o primeiro e na nossa opinião, apesar de todos bons, o melhor!




Para entradas tivemos umas pataniscas de bacalhau que estavam divinais assim como os croquetes. Até me babo ahahah



Como pratos principais pedimos umas sardinhas pequeninas (jaquinzinhos) que vieram acompanhadas de um arroz malandro de grelos de chorar por mais....





e um belo de um assado de vitela com maçã ... yep! É de babar sim!!!



Vá... e a mousse de chocolate? Eu sou expert ok! Estava maravilhosa. Melhor que esta, só mesmo a da mamy ou da cunhadinha ahahahaha



Outro dos restaurantes que nos foi recomendado e que na nossa opinião ficou em segundo lugar foi O Pote.

Comemos um belo bacalhau com broa que mais dava para 3 pessoas do que propriamente para 2.... rebolamos na saída ahahah



Mas antes de rebolarmos ainda tivemos "coragem" de comer sobremesa... Grrrrrr mas porque é que não resistimos à tentação?| ahaha



O nosso final de semana não podia ter sido melhor, alguns amigos especiais vieram ter connosco para almoçar no dia seguinte.
Desta vez fomos ao restaurante Costa do Vez e podemos dizer com toda a certeza que foi muito bom!




Como éramos um pequeno grupinho, pedimos alguns pratos variados para irmos petiscando:

Panados de vitela...



Filetes de pescada super saborosos,



com um belo arroz malandro a acompanhar.



Ora pois tá claro... uma pessoa tem que comer sobremesa, não? E um mix de sobremesas típicas da região veio mesmo a calhar! :))


Com a barriga cheia, o melhor mesmo é caminhar um pouco. A localização deste restaurante, nesse aspecto, é perfeita. Fica mesmo ao lado do rio e da ecovia e muito sinceramente, não podíamos ter acabado este fim-de-semana de melhor maneira! 




Vamos?


É lindo ou não?!!!




Dá vontade de ficar a admirar, é mesmo lindo.
Arcos... até à próxima.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares