Parque Nacional da Peneda - Gerês


Que sorte! Fomos mesmo no fim de semana perfeito, já que choveu antes e depois. Parecia combinado com o São Pedro!

Já não me lembrava de ir ao Gerês e quase esquecia como é tão bonito. Realmente o nosso país pode até ser pequenino, mas está cheio de lugares únicos e bonitos.

A Vila do Gerês é lindíssima e pitoresca, respira-se calma e bem-estar! É aqui que também podemos encontrar as famosas Termas do Gerês! Mas desta vez não pudemos relaxar nas suas águas únicas, as termas estão fechadas no inverno… Fica a dica, as termas apenas funcionam de Maio a Outubro!


Depois da vila, partimos à descoberta pela natureza!
Tivemos a sorte de ainda ver neve, ou melhor… gelo, já que tinha nevado dias antes. Tão bonito! Para mim que raramente vejo neve, é um espetáculo natural de uma beleza incrível, diferente, adorei mesmo.


Lá nos lançamos nós à "aventura"... Portela do Homem, aqui vamos nós!!! Deixamos o carro mesmo ao lado da fronteira e fomos a pé até à Cascata Portela do Homem. Lindo, não só a pequena caminhada até à cascata é maravilhosa, como claro a cascata em si.
As águas no Gerês sempre me irão deixar de boca aberta, sempre tão transparentes, cheias de cor, azuis, verdes, lindas.





Fomos até à Barragem de Vilarinho da Furna, após aí chegar, mesmo no final da barragem tem um antigo caminho em terra batida (trilho A-B no mapa em baixo), seguimos por aí e fomos dar com uma cascata espetacular!




Continuamos por esse mesmo caminho, e imaginem, fomos encontrar as ruínas de uma aldeia! A antiga aldeia de Vilarinho da Furna, agora submersa. Como as águas da barragem não estavam na cota máxima ainda conseguimos ver um pouco das suas ruínas.




Daqui fomos até ao Miradouro da Pedra Bela. Minha nossa..... que vista!



Tem um se não, para lá chegar.... curva, contra curva e mais curva. Não iria lá num dia de chuva! O dia tem mesmo que estar bonito, porque além das curvas todas, em alguns lugares a passagem de 2 carros não é propriamente fácil.


Daqui partimos em direção à Cascata do Arado, que fica a uma altitude de 750 metros! Lindaaaaa



Claro está, que caminhar pelos trilhos é mesmo a melhor forma de apreciar a majestosa beleza do Gerês. A transparência da água é mesmo um show. Mas lembro-me, quando ainda era bem novinho, de um verão ter lá ido e de ter entrado na água... cruzes... que gelo! O que não vale ser novinho e querer dar o ar do durão! lol


Seguimos depois descendo até às belas Cascatas de Fecha de Barjas, também conhecidas pelas cascatas Tahiti. De novo um espetáculo da natureza!






Já de regresso a casa e com uma enorme vontade de voltar de novo ao Gerês, despedimo-nos do Rio Cávado, com esta vista em Fafião!



Que fim de semana maravilhoso. A vida é mesmo isto, um conjunto de momentos, nem sempre perfeitos, mas outros como estes, únicos, maravilhosos que nos enchem o coração. Gerês... fica o até já.





Translate

Comentários

Mensagens populares